#78 Tattoo - Tatuagem Freehand - Tornozeleira de grafismo indígena

Tatuagem freehand - tornozeleira de grafismo indígena
12/05/2013
       É .. essa é minha primeira tatuagem freehand. Pelo local seria mais fácil desenhar direto na pele.
 Procurei me inspirar no grafismo indígena brasileiro.Pesquisando achei um pouco de informação sobre a influência dos povos indígenas nas tatuagens.
 Farei outras ao lado daqui ha alguns dias.
Ainda houve modificação na hora a parte preta ficou pintada de outra forma.Só vai aparecer na próxima foto.




A arte corporal tem suas raízes na modificação corporal que povos primitivos de tribos dos 5 continentes ainda mantém como forma de marcar ritos,comemorações e homenagens.  Já a tatuagem tem suas raízes na cultura da Polinésia, onde se descobriu o homem tatuado, levado á Europa como “descoberta” pelo navegador James Cook no século XVIII.
Dando ênfase aos motivos tribais usados por povos indígenas como forma  de expressão, vemos hoje que a influência exercida pelos grafismos continuam avançando forte na cultura da tatuagem no Ocidente. Variando forma e significado, as tribais que tiveram seu auge na década de 90 no Brasil, voltam nos dias atuais trazendo novos padrões tatuáveis, como as Maori ,onde se valoriza a representação das formas da natureza e dos animais criando desenhos com encaixes geométricos e padronizados.
Para destacar os grafismos indígenas brasileiros , uma belíssima forma de desenho abstrato  e pouco difundida entre os tatuados . Seus significados também estão intimamente ligados aos animais e à natureza, fonte de vida e conhecimento para eles. O livro “Grafismo Indígena” é uma rica fonte de referência para quem desejar tatuar motivos tribais do Brasil.




Comentários